Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas importantes para ajudá-lo a fazer essa avaliação. Inicialmente, pode parecer um pouco complicado, mas com as informações certas, prática e o suporte de especialistas, é totalmente possível identificar os sinais e evitar um prejuízo. Confira as dicas!
Avalie a pintura
Vamos começar pela aparência externa. Examine a pintura do veículo para verificar se ela está perfeita ou se apresenta pequenos danos causados pelo tempo de uso. Pequenos desgastes podem ser um sinal de que a pintura original foi preservada e o carro não sofreu colisões, enquanto uma pintura impecável em um veículo usado há vários anos pode indicar que ele passou por reparos após um acidente.
Verifique a simetria do veículo
Outro ponto a ser observado é a simetria do carro. Caso note diferenças evidentes entre um lado e outro, isso pode significar que houve a substituição de peças ou que o carro não foi bem reparado após uma batida. Fique atento a qualquer desajuste em para-choques, capô, teto, laterais e porta-malas. Se encontrar alguma anomalia, pergunte ao vendedor o que ocorreu.
Examine o compartimento do estepe
Em muitos modelos, o estepe fica localizado na parte inferior do porta-malas, e essa área pode ser um bom lugar para investigar possíveis sinais de uma colisão traseira. Mesmo que o trabalho de funilaria tenha sido bem feito, o compartimento do estepe pode revelar se o carro já foi atingido. Retire o estepe e observe a forma do compartimento; se ele estiver com um formato oval, é sinal de alerta.
Verifique no DETRAN
Outra forma de investigar é consultando o DETRAN para verificar se o veículo já foi envolvido em acidentes. Em casos como esse, o órgão pode registrar a condição de “SINISTRADO” no documento do carro. No entanto, em algumas situações, essa informação pode não constar no registro, o que exige que você tome outras providências para confirmar a existência de um sinistro.
Faça uma vistoria veicular
Se ainda tiver dúvidas sobre a condição do carro, uma alternativa é contratar uma vistoria veicular. Esse serviço não apenas verifica as condições gerais do veículo e a autenticidade dos documentos, mas também analisa os itens de identificação e os equipamentos obrigatórios e de segurança, garantindo que o veículo não tenha sido alterado ou clonado.
Agora que você tem as informações necessárias para saber se o carro já foi batido, pode fazer a compra com mais confiança. Use essas dicas para realizar uma análise inicial e, caso continue com alguma dúvida, procure uma empresa especializada em vistorias.
Já você consultor veicular, agente de trânsito ou, até mesmo, policial civil ou perito criminal, saiba que a AVistoria é o maior Banco de Dados de comparativos confiáveis de chassi, motor e etiquetas.
Acesse o site www.avistoria.com.br e teste grátis por 7 dias. Tenha à sua disposição uma plataforma que pode transformar suas análises técnicas com segurança, agilidade e praticidade.
AVistoria, aqui tem comparativos confiáveis!